Blogs Portugal

domingo, 9 de outubro de 2022

Croácia - 2023

 

Image 1

Image 2

Image 3

Image 4

1 cêntimo de euro

2 cêntimos de euro

5 cêntimos de euro

10 cêntimos de euro

Image 5

Image 6

Image 7

Image 8

20 cêntimos de euro

50 cêntimos de euro

1 euro

2 euros

Em 12 de julho de 2022, o Conselho da União Europeia decidiu que a República da Croácia preenche as condições necessárias para a adoção do euro em 1 de janeiro de 2023.

A partir de 1 de janeiro de 2023, a República da Croácia emitirá, por conseguinte, moedas de euro, sob reserva da aprovação pelo BCE do volume da emissão (ver o artigo 128.o, n.o 2, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia).

Estado emissor: República da Croácia

Data de emissão:1 de janeiro de 2023

Descrição dos desenhos

1, 2 e 5 cêntimos: Escrita glagolítica com o padrão axadrezado croata em fundo

A parte central da moeda apresenta as letras «HR» em escrita angular glagolítica angular sob a forma de ligatura, sendo HR o código oficial ISO 3166-1 alfa-2 da Croácia. O alfabeto glagolítico é o alfabeto eslavo mais antigo e é, juntamente com o cirílico, um dos dois alfabetos eslavos. Embora modelado segundo o alfabeto grego, o alfabeto glagolítico é um alfabeto original, provavelmente criado por Constantino o Filósofo (São Cirilo) com o objetivo de promover o cristianismo entre os povos eslavos. Os croatas começaram a utilizar o alfabeto glagolítico na segunda metade do século IX e, até ao final do século XII, eram o único povo a utilizar e a desenvolver esta escrita. Apenas 28 anos após a Bíblia de Gutenberg «Misal po zakonu rimskoga dvora» (Missale Romanum Glagolitice), o primeiro livro impresso em língua eslava da antiga igreja croata, redigido no alfabeto glagolítico croata (angular), foi impresso na Croácia em 1483. Foi o primeiro incunábulo na Europa que não foi impresso nem em alfabeto latino nem em língua latina. A escrita glagolítica foi utilizada na Croácia até à primeira metade do século XIX, tendo-se tornado um elemento importante da identidade croata. À direita e abaixo da ligatura «HR» figura o padrão croata axadrezado, a parte do escudo de armas da República da Croácia. A parte central superior indica o ano de emissão e a parte central inferior indica a inscrição do país emissor. No anel exterior da moeda estão representadas as doze estrelas da bandeira europeia.

10, 20 e 50 cêntimos: Nikola Tesla com o padrão croata axadrezado em fundo

A parte central da moeda apresenta um retrato de Nikola Tesla rodeado de linhas de campo magnético. As linhas vão desde o retrato até ao círculo de 12 estrelas, simbolizando a ligação de Nikola Tesla aos Estados-Membros da UE onde passou uma parte da sua vida. Nikola Tesla, inventor croata, europeu e americano de origem sérvia, nasceu na Croácia, na aldeia de Smiljan, em 10 de julho de 1856. Frequentou a escola na Croácia em Smiljan, Gospić e Karlovac, onde se formou. As suas patentes e o seu trabalho teórico prepararam o terreno para a eletrificação global, enquanto o seu trabalho no domínio das correntes elétricas de alta frequência e da transmissão sem fios de ondas eletromagnéticas abriu caminho ao desenvolvimento das tecnologias de rádio e telecomunicações. Uma das suas invenções mais famosas, o transformador Tesla, inventado em 1891, foi utilizado para produzir eletricidade de corrente alternada de alta tensão e alta frequência. O termo «tesla» foi adotado como unidade de indução magnética na 11.a Conferência Geral sobre Pesos e Medidas, em 1960. À esquerda do retrato e das linhas de campo magnético figura o padrão croata axadrezado, parte do escudo de armas da República da Croácia. Entre as linhas de campo magnético, na parte superior esquerda figura a inscrição do país emissor, enquanto o ano de emissão aparece na parte inferior direita.

1 euro: Marta com o padrão croata axadrezado em fundo

A face nacional da moeda de 1 euro apresenta uma marta com o padrão croata axadrezado em fundo. A parte central da face nacional da moeda apresenta a imagem de uma marta. Este animal rápido e destro, com uma pele preciosa de cor castanho-escura e uma mancha amarela no pescoço e no peito, é um símbolo da história monetária croata. Na Idade Média, as peles de marta eram utilizadas para o pagamento de impostos (kunovina ou marturina) na Eslavónia, no litoral croata e na Dalmácia. Passaram a ser uma unidade de conta e, em seguida, funcionam como dinheiro na aceção moderna da palavra. Além disso, a imagem de uma marta era exibida na moeda chamada

banovac, sendo o primeiro motivo cunhado numa moeda croata, desde a primeira metade do século XIII até ao final do século XIV, daí o seu importante papel na história monetária e fiscal croata. Por detrás da marta figura o padrão croata axadrezado, parte do escudo de armas da República da Croácia. A inscrição do país emissor, «HRVATSKA», figura na parte superior esquerda e o ano de emissão «2023.» na parte inferior direita.

euros: Mapa geográfico da República da Croácia com o padrão croata axadrezado em fundo.

A parte central da moeda mostra uma representação geográfica simbólica e estilizada da República da Croácia. A forma geográfica distintiva e reconhecível da Croácia reflete tanto as suas características geográficas como as suas circunstâncias históricas. A Croácia estende-se geograficamente desde a vasta planície panónica, passando pela faixa dinárica até à costa adriática, uma das costas mais irregulares do mundo, e por uma multiplicidade de ilhas. Metade do território croata situa-se na região panónica, um terço na região costeira do Adriático e a parte restante na região montanhosa do Dinárico. Para alcançar a harmonia do desenho da moeda, por detrás do mapa geográfico figura a regularidade estrita do padrão croata axadrezado, a parte do brasão de armas da República da Croácia, que contrasta com as fronteiras «orgânicas», estando o ano de emissão integrado na parte central à direita. Na parte inferior à esquerda, na mesma linha que a imagem do mapa geográfico, figura a inscrição do país emissor. O bordo da moeda apresenta os versos mais belos do Hino à Liberdade «O lijepa, o draga, o Slatka slobodo» («Oh bela, oh cara, oh doce liberdade»), que faz parte integrante da obra pastoral «Dubravka» do escritor do século XVII Ivan Gundulić.


Fonte:https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3AC2022%2F364%2F03&qid=1665280623432



Sem comentários:

Enviar um comentário